Terminei a licenciatura? O que é que faço agora?

Parabéns! Terminaste o curso depois de tantos anos de luta e empenho. Num ambiente em que tudo te indica que é extremamente complicado entrar no mundo do trabalho, é possível que te sintas um pouco desencorajado. É normal.

Não entres em pânico. Pára. Respira e começa a pensar nos primeiros passos que vais dar.

Conhece-te a ti próprio! Faz uma SWOT pessoal

Decide o que queres e o que não queres neste momento, aquilo a que és incrível e o que és menos bom. Acredita que te vai ajudar a orientar a tua procura de emprego. Não procures por procurar, não te candidates sem ter a mínima vontade de trabalhar naquela área, ou naquele posto.

Um pouco de empenho nesta fase pode dar-te um grande avanço. Há vantagem garantida em saber o que queres e o que não queres.

Prepara um currículo para as tuas primeiras candidaturas

Algo apelativo, fácil de ler e que espelhe o que de melhor tens de dar às empresas a que te vais candidatar.

Não percas contacto com os teus colegas de curso

Há um grande valor nas pessoas que conheces. Não te isoles e lembra-te sempre que uma mão lava a outra. Tenta passar mais tempo com pessoas do que com o teu computador.

Não te deixes ir abaixo

É fácil perder o ânimo quando as tuas candidaturas não têm resposta, mas lembra-te que as coisas VÃO melhorar! Se não for hoje, agora, neste momento, lembra-te que amanhã tens novas oportunidades. Não te deixes obcecar e tenta abstrair-te um pouco, ver a situação com alguma distância para perceberes de que forma podes melhorar os teus resultados.

Procura estágios

Não procures apenas vagas de emprego. Procura oportunidades de estágio para preencher o teu currículo. Há vantagens no estágio e a principal é provar nas tuas futuras candidaturas que consegues enquadrar-te numa empresa e que tens experiência nas tuas funções.

Aprende coisas novas

Quer seja um passatempo, que decidas tornar-te autodidacta, quer te lances para workshops e cursos de línguas, artesanato, culinária ou multimédia. Há sempre maneira de criar valor naquilo que fazes e irá contribuir para a tua motivação e confiança.

Aproveita o tempo que tens para fazer algo para ti

A viagem que sempre quiseste fazer, o projecto que sempre quiseste levar adiante. O teu sonho era tirar uma não e fazer voluntariado fora do país? Não te detenhas!

Via OtherWai

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh