8 dicas para conheceres pessoas novas

Apesar de toda a sua dinâmica e protagonistas, a universidade pode ser um local muito solitário, principalmente para quem, como tu, acabou de chegar. Do teu círculo de amigos do liceu, cada um seguiu o seu caminho e à tua frente está a necessidade de travar novos conhecimentos, num ambiente completamente diferente. Não te preocupes, não é tão difícil como parece.

Fora de casa

Estás proibido de te fechar em casa todos os dias depois das aulas para jogar Playstation ou ver séries. Há tanto que fazer na escola – desde clubes, a aulas extracurriculares, passando por desportos colectivos, jornais e grupos de teatro – e todas essas actividades são perfeitas para travar novas amizades. Não é fácil entrar numa sala cheia de pessoas desconhecidas e apresentar-te, mas é uma excelente maneira de conhecer jovens que partilham os mesmos interesses que tu.

Dentro de Casa

Se viveres na residência universitária, experimenta deixar a porta do teu quarto aberta – quem estiver a passar pode perfeitamente sentir-se convidada a parar e a apresentar-se. Em alternativa, faz questão de frequentar a cozinha e a sala comum em “hora de ponta” para conhecer todos os outros estudantes que vivem no mesmo sítio que tu.

Amigos d(a) Praxe

Nem todos os jovens encaram a praxe ou o facto de serem “caloiros” e estarem à mercê dos “doutores” com grande entusiasmo – ou porque são anti-praxe e consideram estas brincadeiras infantis e de mau gosto, ou porque simplesmente são tímidos e têm vergonha do que lhes pode suceder. Vê o lado positivo: estão todos juntos, na mesma situação, que é perfeita para se conhecerem e se divertirem nesses primeiros dias de universidade. ~

A iniciativa tem que ser tua

Podes sentir-te desconfortável ou envergonhado em meter conversa com alguém ou em apresentar-te, mas o mais certo  é estarem todos no “mesmo barco”. Existem milhares de maneiras de iniciar uma conversa e, se não experimentares, podes estar a deixar passar ao lado um possível novo amigo. Se a pessoa não se mostrar muito interessada, não leves a mal e passa para outra.

Conviver, conviver e conviver

Mesmo que já te estejas a dar muito bem com os teus dois colegas de casa e saem juntos para todo o lado, não fiques por aí – se estiverem num bar e um deles encontrar alguns colegas de turma aproveita para conhecê-los, se vires a delegada da tua turma, vai ter com ela e faz questão de conheceres as amigas com quem está.

Nada de julgamentos antecipados

Na escola vais estar exposto a muitas pessoas, vindas dos mais variados lugares, com as mais diversas histórias e estilos de vida, por isso, não julgues alguém pela sua aparência ou primeira impressão. A experiência universitária é nova para todos, por isso, deves encará-la com abertura e o mesmo aplica-se às pessoas. Quem sabe não está, na pessoa que menos esperas, uma possível grande amizade?

Os truques

Algumas dicas para facilitar o conhecimento de novas pessoas, estimular onetworking e solidificar futuras amizades passam por sorrir muito e manter o contacto visual, memorizar os nomes de quem conheces, mal chegues a uma aula ou reunião do clube onde te acabaste de inscrever, mete logo conversa com alguém, nem que seja para perguntar as horas ou se já é membro há muito tempo.

Sê tu!

A vontade de te integrares no mundo escolar, fazer amigos e ser popular pode ser tão importante para ti que até te sujeitas a dizer e a fazer coisas que normalmente não farias. Esconder-te por de trás de máscaras, fingindo que és outra pessoa só para agradar a alguém ou para não ficar sozinho, não é a melhor solução para travar amizades duradouras. Mantém-te fiel a quem realmente és, o resto virá com o tempo.

1 comentário

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh