Como funciona a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá, em 2017, em dois dias de prova: 5 e 12 de Novembro. Conheça-os:

Primeiro dia: com as mudanças no Enem 2017, o primeiro dia passa a ser o mais intenso: além das 90 questões divididas nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, você também terá que produzir uma redação dissertativa-argumentativa, que geralmente possui como tema assuntos atuais. Nesse dia, você terá 5h30 de prova, ou seja, aproximadamente 3 minutos para resolver cada questão e 1 hora para escrever a sua redação. Eita!

Segundo dia: No segundo dia você deve demonstrar todos os seus conhecimentos resolvendo 90 questões, divididas nas áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Serão 4h30 de prova, ou seja, você também terá aproximadamente 3 minutos para resolver cada uma das 90 questões!

Comece a se preparar para essa maratona de provas! Com o treino certo, você será plenamente capaz de resolver 180 questões e produzir uma redação em dois dias de provas!

O que “cai” na prova do Enem

Vamos lá: o vestibulando perfeito precisa ter e pôr em prática as Competências e Habilidades do Enem, estar por dentro dos Eixos Cognitivos do exame e saber tudo sobre os Objetos das Áreas de Conhecimento que são exigidos na prova. Não faz a mínima ideia do que é isso tudo? Não entre em pânico, nós te ajudamos a entender:

Eixos Cognitivos: o nome pode parecer complexo, mas os eixos cognitivos nada mais são do que as capacidades adquiridas por você durante o Ensino Médio. Você deve colocá-las em prática durante a prova do jeitinho que faria em um situação real em sociedade, resolvendo problemas de forma ética e cidadã. Conheça um pouco melhor essas capacidades.

Competências e Habilidades: a prova do Enem é pensada por critérios de competências e habilidades. Isso quer dizer que o candidato deve ter competências ou capacidades de associação entre as áreas de conhecimento e entregar propostas de intervenção que levem em consideração questões sociais. E, para colocar essas propostas em práticas, são necessárias as tais habilidades. Simplificando, é o QUÊ e o COMO.

Áreas de Conhecimento: o Enem cobra o conteúdo do Ensino Médio através de 4 áreas de conhecimento. São elas:

  • Matemática e suas Tecnologias: uso de raciocínio e lógica em questões de matemática contextualizadas do dia-a-dia do aluno;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Inglês ou Espanhol;
  • Redação: dissertação-argumentativa de, no máximo, 30 linhas;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, utilizando atualidades como pano de fundo;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: questões de Química, Física e Biologia aplicadas em temas cotidianos.

Objetos de Conhecimento: agora é hora de prestar muita atenção. Os objetos de conhecimento, de forma simplificada, são as matérias dentro de cada área de conhecimento que você deve dominar na hora de fazer a prova. É simples: vamos te dizer o que você precisa estudar para fazer o Enem e gabaritar cada área de conhecimento, sem esquecer que demonstrar tal conhecimento deve ser feito por meio das competências e habilidades já explicadas.

O que fazer com tanta coisa pra estudar?

Até aqui você já leu sobre competências, habilidades, objetos do conhecimento, e mais um monte de coisas. É tanta informação que o tempo parece curto. Uma dica bem legal é sempre ter em mente quais são suas prioridades! Você tem que estudar muito, e muita matéria, verdade. Mas o que você não pode deixar passar de jeito nenhum são os tópicos de cada disciplina que nós disponibilizamos em um infográfico bem maneiro! Faça download aqui.

Para fazer uma redação nota 1000 no Enem

Sua redação será avaliada de acordo com cinco competências, e vai ser muito bom lembrar delas na hora da prova. São elas:

  • Compreensão da proposta
  • Domínio da norma padrão da língua escrita;
  • Seleção, organização e interpretação de informações;
  • Construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de solução para o problema abordado.

Para ficar ainda mais por dentro do tipo de cobrança, nada melhor que uma análise de redação do Enem como exemplo.

Como montar um cronograma de estudos para o Enem

Agora que você já sabe tudo sobre a prova do Enem, precisa se preparar para os dias de prova. O primeiro passo é montar um cronograma de estudos e você pode aprender a fazer o seu: te ensinamos o passo a passo no nosso e-book “Como e o que estudar para o Enem”. Vamos nessa?
Estudar online para o Enem

Preparar-se para o Enem não é tarefa fácil. Além de saber montar um cronograma de estudos perfeito para a sua rotina, você precisa de disciplina e foco para estudar em casa e de aulas incríveis e cheias de conteúdo. Não sabe onde conseguir tudo isso? O Descomplica tá aqui pra você:

Professores
Nosso time de professores é sensa, duca, mara! Conseguem te explicar aquele assunto que não entra na sua cabeça de jeito nenhum de uma forma simples e divertida!

Aulas ao Vivo e Gravadas
Carga intensa de aulas ao vivo, que deixa cursinho presencial no chinelo. Interaja com professores, monitores e outros alunos! É como uma sala de aula, mas no conforto da sua casa.

Materiais
Materiais de aula completo para você acompanhar o professor, com resumo e questões. E, para casa, mais exercícios e questão inédita sobre a matéria do dia!

Chat na aula ao vivo
Tem alguma dúvida sobre a matéria? As aulas ao vivo têm chat para você perguntas para os nossos professores!

Plano de Estudo
Nós damos um planejamento de estudos na sua mão! Todo o conteúdo do site está organizado em semanas. Assim, você pode se organizar e saber exatamente que matérias estudar por dia, por semana e por mês!

Correção de Redação
O segredo da redação nota 1000 é treinar muito. Envie suas redações para a gente e nós corrigimos com base nas competências do Enem!

Monitoria
Para tirar dúvidas sobre uma matéria ou até intensificar os seus estudos com a resolução de exercícios e revisão de matéria: oferecemos monitorias de todas as disciplinas e semanalmente!

App
Quem disse que você precisa assistir às aulas apenas no computador? O Descomplica tem um app para você estudar onde quiser e quando quiser. Baixe aulas para assistir offline e acompanhe seu progresso nos estudos.

Guia do Estudo Perfeito
Não é só de Biologia até Matemática que o Descomplica é feito: você também precisa aprender a como estudar de forma eficiente! Metodologia de estudo, otimização do tempo, planejamento, organização: nós te damos aulas para atingir o Estudo Perfeito.

Reforço: Foca na Redação e Foca nos Exercícios
Para quem não cansa de treinar e quer aulas extras de redação e exercícios. Técnicas textuais, discussão de temas que podem cair no Enem com a participação de convidados especiais, aulas diárias para resolver exercícios: aqui tem!

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh