És do tipo de pessoas que fica nervoso para as entrevistas de emprego? Mesmo que seja a tua 50º entrevista de emprego ou seja para uma vaga menos importante? Não estás sozinho! E para te ajudar escrevemos este artigo com algumas dicas para tornar o dia menos stressante e uma entrevista mais tranquila.

Faz uma pesquisa antecipadamente

Antes de aceitares a entrevista de emprego, faz uma pesquisa sobre a empresa que tem a vaga disponível. Uma breve pesquisa melhorará as tuas respostas quando estiveres à frente da pessoa que te está a entrevistar. Mostrares que conheces a empresa é pormenor muito importante nas entrevistas.

Deverás pesquisar sobre o tamanho da empresa na sociedade, o tipo de trabalho e o tipo de clientes que a empresa presta serviço, qual a tarefa que desempenharás se a vaga for específica, etc.

Este ponto é um dos mais importantes que vamos referir neste artigo. Pode ser determinante na tua entrevista se te perguntarem se conheces o tipo de serviço que a empresa fornece e a tua resposta for NÃO!

entrevista_emprego

Cumprir os horários é muito importante

Chega sempre a tempo e a horas à entrevista. Se o teu problema é o nervosismo, irá piorar significativamente se chegares atrasado. Se chegares a horas e com tranquilidade, poderás ser destacado dos outros pretendentes à vaga.

Ouvir é essencial

Tenta não falar por cima da pessoa que te está a entrevistar e ouve com atenção o que ela está a dizer. Se ouvires com atenção e estiveres mais calmo, é mais fácil pensares nas tuas respostas e falar corretamente. Por vezes é difícil dizer todas as tuas competências e falar sobre ti… mas o melhor mesmo é apenas referires as tuas melhores qualidades e não contares a história da tua vida. Como se costuma dizer, o que importa é a qualidade e não a quantidade.

Se pensares nos aspetos que vais falar na entrevista antes da mesma, não sairás de lá com o pensamento de que te esqueceste de dizer algo ou disseste algo mal.

Sê tu mesmo

Não hajas como se fosses outra pessoa. Se agires de outra maneira na entrevista, vai ser “essa tua outra cara” que vai estar no emprego todos os dias. Não exageres no vocabulário quando normalmente não falas assim, por exemplo.

No fundo, não adaptes outra postura para o emprego, mas sê correto e bem educado!

Mantém o contacto

Este é um pormenor que não é muito falado, mas que é tão importante como os outros.

Mantém o contacto com a empresa… mas como? Depois da entrevista, poderás enviar um email a agradecer a oportunidade de ser entrevistado, bem como a simpatia e a disponibilidade da pessoa que te entrevistou.

Informação impressa

É imprescindível a informação sobre ti em papel. Não mais do que um currículo.

Mesmo depois da entrevista e principalmente se esta tiver mais do que um candidato, o empregador irá analisar os currículos e as informações dos entrevistados. Um currículo bem escrito e com uma boa organização, será um aspeto positivo na avaliação dos entrevistados. Não insiras informação a mais e desnecessária.

Desistir não deve ser o caminho

Nunca desistas de tentar. Tenta e tenta de novo até arranjares o precioso emprego.
Certamente a tua primeira entrevista não será a ultima e podes sempre tirar aspetos positivos e melhorar aqueles que menos gostaste. Treina em casa sozinho ou com um familiar ou amigo.

Não desperdices o teu talento!

Tens alguma história para nos contar? A partilha de experiências pode ajudar o próximo e nunca é demais partilhar conhecimento. Comenta este artigo na zona de comentários, em baixo.