15 TED Talks que vão mudar a tua vida

Quem gosta de passar horas por dia intermináveis a ver vídeos na internet já encontrou algumas vezes vídeos das conferências TED. Este site é um autêntica bíblia no que toca a novas ideias. Aliás, o slogan “Ideas worth spreading” resume bem o que podemos encontrar no TED. Nomes sonantes como Bill Gates, Seth Godin ou Chris Anderson são apenas alguns dos nomes que já passaram pelas palestras que são transmitidas para todo o mundo de modo gratuito. Apesar da oferta, existem pessoas a pagarem cinco mil dólares para poderem assistir às palestras ‘in loco’.

Basicamente as conferências TED são um local onde se partilham novas ideias e onde se inspiram outras. Aconselhamos vivamente estas 15 palestras que são autênticos hinos, muitas delas já estão disponíveis com legendas em português, para isso basta ativar as legendas no canto inferior direito de cada vídeo.

1. Jill Bolte Toyler: Uma nova perceção

Esta é uma palestra incrivelmente comovente de uma mulher que dedicou toda a vida à pesquisa na área da psiquiatria e da esquizofrenia. Um dia, percebeu que estava a ter um derrame – e em vez de se abater, pensou: “Isso é tão porreiro. Quantos cientistas têm a oportunidade de estudar o cérebro de dentro para fora?” A sua palestra detalha a sua experiência de ter um acidente vascular cerebral, e o “nirvana” que encontrou como resultado.

P.S: Sim, o que ela tem na mão é um cérebro verdadeiro.

2.Brené Brown: O poder das vulnerabilidades.

Brené Brown presenteia-nos com esta palestra de caráter extremamente pessoal, demonstrando a sua desconfortável sensação de vulnerabilidade, e como aqueles que se atrevem a ser vulneráveis a investirem em novas coisas são mais felizes e sentem-se mais amados.

3. Elizabeth Gilbert: O teu génio criativo

“Nós interiorizamos e aceitamos completamente que criatividade e sofrimento estão de alugam forma inerentemente ligados, e que a arte no final vai sempre levar a angústia” A palestra de Elizabeth Gilbert visa mudar a forma como a nossa sociedade pensa sobre o génio criativo de cada pessoa, esperando assim ajudar criativos a gerir os riscos emocionais que muitas vezes vêm de mãos dadas com a criatividade.

4.Meg Jay: Porque é que os 30 anos não são os novos 20.

Um título complicado para uma palestra simplesmente espetacular.  O que Meg Jay tenta fazer é motivar a geração de vinte e poucos anos, basicamente o que tenta fazer é demonstrar que a idade dos 20 anos é a idade mais importante e que vai formar todo o resto da nossa vida, para isto recorre a algumas estatísticas de fontes conceituadas.

5.Amy Cuddy: A tua linguagem corporal faz de ti quem és

Já a alguns anos que existem muitos cientistas a fazer pesquisa sobre a forma como os outros percebem a nossa linguagem corporal, bem como a importância de enviar a mensagem certa. No entanto, Amy Cuddy investiga como somos influenciados pela nossa própria linguagem corporal e como podemos mudar a nossa vida simplesmente com a forma como nos expressamos fisicamente.

6. Dan Pink: O Puzzle da Motivação

Dan Pink explora a eficácia das recompensas e das punições no local de trabalho – e os resultados são surpreendentes. A diferenciação entre os motivadores intrínsecos e extrínsecos, e os diferentes tipos de recompensas, Dan explica porque precisamos de repensar a forma como administramos as nossas empresas, e como os líderes podem motivar mais eficazmente a sua equipa.

7.Deb Roy: O nascimento da palavra

Deb Roy mostra dados absolutamente incríveis da aprendizagem da fala do seu filho. Roy explica as implicações da aplicação das conclusões que adquiriu com as suas análises às notícias, à TV e à internet, tendo em vista a melhor percepção destas.

8. Nilofer Merchant: Tem um encontro? Vá a pé!

O conceito de Nilofer Merchant é bastante simples: Estamos sentados 9,3 horas por dia em média – o que nos está  a matar lentamente. “O assento tornou-se o fumo da nossa geração”, diz ela. Então, inves de se reunir numa sala, ela propõe um conceito de reuniões na rua, o que só traz vantagens, segundo ela.

9. Ken Robinson: A Escola mata a criatividade

Esta é a palestra com mais visualizações no site do TED. É sem dúvida uma palestra polémica que o fará rir sem parar mas também pensar seriamente se este é o  sistema de educação mais correto e adequado para os dias de hoje. Robinson explica algumas das armadilhas do sistema de educação dos Estados Unidos, incluindo a forma como medimos a inteligência dos estudantes hoje em dia. É sem dúvida uma palestra a não perder.

10. Elon Musk: A mente por detrás da Tesla, da SpaceX e da SolarCity

Elon Musk discute os processos inovadores de pensamento por trás de alguns dos seus maiores empreendimentos: a Tesla, a SpaceX e a SolarCity. Ele também explora o futuro da energia sustentável – e da necessidade de energia solar no futuro.

11. Simon Sinek: Como é que os grandes líderes nos inspiram

Simon Sinek conduz uma conversa instigante sobre como alguns dos maiores líderes têm inspirado pessoas ao seu redor, incluindo Martin Luther King, Jr., os fundadores da Apple e os irmãos Wright. Sinek acredita verdadeira inspiração vem de acreditar em algo forte mesmo, e comunicar essa opinião para os outros – “As pessoas não compram o que você faz, eles compram por que você faz isso.”

12. Sheryl Sandberg: Porque é que temos menos mulheres como líderes

A autora de Lean In, Sheryl Sandberg, desenvolve aqui uma palestra sobre a manifestação contra a falta de mulheres em cargos de liderança. Sandberg dá-nos a conhecer algumas diferenças entre mulheres e homens no que toca a trabalho e dá dicas às mulheres para se tornarem grandes líderes.

13. Andrew Solomon: Simplesmente ama

Esta é uma conversa comovente de Andrew Solomon que aborda o diagnóstico de uma doença pode afetar identidade de uma pessoa. Através de uma exploração de identidades verticais e horizontais, Salomon discute homossexualidade, nanismo e Síndrome de Down com uma visão surpreendente.

14. Bryan Stevenson: Precisamos de falar sobre a injustiça

Bryan Stevenson, fundador e diretor executivo da Iniciativa Equal Justice, aborda a distorção da pobreza e das desigualdades raciais que são galopante nos Estados Unidos hoje em dia. Stevenson discute temas polémicos como a pena de morte e a prisão perpétua., Stevenson encoraja-nos a falar sobre o nosso passado, para assim resolver os nossos problemas.

15. Rita Pierson: Todas as crianças necessitam de um campeão

Rita Pierson é uma das oradores mais inspiradoras do mundo. Ela discute a importância das ligações e dos relacionamentos na educação, e como todas as crianças merecem ter alguém acredita neles completamente. 

4 comentários

  1. Asheley Dream

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh