A universidade vai muito além das aulas? Atividades universitárias, o que são?

O mundo universitário oferece-te várias opções no que toca a ocupares o teu tempo. Podes inscrever-te num coro, num grupo de teatro, ir para uma tuna ou fazer um desporto! As possibilidades são infinitas e falarei sobre algumas delas.

Coro

Se gostas de cantar e de subir a fasquia, inscreveres-te num coro universitário é uma óptima opção! Há sempre aquela ideia de que cantar num coro é aborrecido, o que é totalmente mentira: esta actividade trar-te-á imensos amigos e óptimas oportunidades, como cantar em eventos ou locais importantes. Podes pesquisar em que universidades ou faculdades existem coros. Os coros normalmente têm um período de audições, basta veres no site da instituição em questão. Por experiência própria, posso dizer que estar num coro é uma experiência muito positiva. Para além de ter feito muitos amigos e de sentir uma grande evolução a nível musical, o Coro da Universidade de Lisboa (CUL) trouxe-me oportunidades como cantar no Mosteiro dos Jerónimos, nos jardins de Belém, no Museu da Electricidade ou até participar em cerimónias como a Gala de Ópera ou a Final da Liga dos Campeões em Lisboa, neste presente ano.

Tuna

Estar numa tuna é uma oportunidade única! Para além de fazeres amigos para a vida, podes aproveitar para explorar o teu lado mais artístico, cantando ou tocando. As tunas costumam participar em festivais e há sempre muita diversão à mistura! Cada faculdade tem as suas tunas, que podem ser mistas, masculinas ou femininas. Para entrares numa tuna normalmente basta fazeres uma audição em duas vertentes, o canto e a parte instrumental, mas tal depende de faculdade para faculdade.

Teatro

O teatro pode ser um escape para os nossos problemas, para além de ser uma forma de descontrairmos e libertarmos o nosso ser social (mais do que as outras actividades acima mencionadas). Para pessoas mais tímidas ou retraídas, é uma óptima forma de desinibição. Há faculdades que têm grupos de teatro, mas existem também grupos de teatro a nível de universidades. Estar num grupo de teatro poderá fazer-te pensar duas vezes sobre o teu futuro!

Desporto

Só porque já não tens educação física não significa que o desporto tenha acabado para ti! Com o desporto universitário, já não tens desculpas para não estares em forma! Os estádios universitários são núcleos dentro das universidades que te oferecem um grande leque de opções no que toca a actividade física, desde desportos colectivos até desportos individuais… Há várias vantagens em praticar desporto universitário: os preços das modalidades são muito mais acessíveis do que na maior parte dos locais de prática desportiva, os horários são bastante flexíveis… Quem sabe não te tornas uma estrela desportiva!

Estas são algumas das inúmeras actividades que a faculdade te pode proporcionar! Para além de te manterem ocupado, abrem-te o espírito e soltam o teu lado mais artístico e social… Só falta inscreveres-te!

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh