Combater os problemas mais comuns na procura de emprego

Toda a gente sabe que em Portugal o número de desempregados é basante elevado, cerca de 14% no 4º trimestre de 2011. Sendo que 108000 destes desempregados são jovens licenciados. Como o Ser Estudante é também um blog para estudantes universitários hoje decidimos mostrar algumas dicas para combater os problemas quando se está à procura de emprego permitindo assim uma maior eficácia na obtenção de um trabalho.

Também sabemos que,  não é preciso estatísticas,  para dizer que não é fácil encontrar um emprego, mas por vezes esse emprego anda mais perto do que nós pensamos. Com poucas oportunidades, os baixos salários, e quase nenhum tempo para dar uma boa impressão numa entrevista de emprego apresentamos algumas soluções para melhorar as suas entrevistas de emprego.

SEIS SEGUNDOS A OLHAR PARA O CURRÍCULO

De acordo com um estudo , os recrutadores das empresas apenas olham para currículos cerca de seis segundos. Isto não é muito tempo para dar uma boa impressão e é algo deprimente quando se demora  horas a elaborar e a corrigir o currículo. No entanto existem algumas técnicas que podemos adotar para melhorar essa primeira impressão de 6 segundos.

Para começar, vamos falar sobre o que os recrutadores olham em seis segundos. As informações que o recrutador obtêm de imediato são o nome, um pouco de informação sobre os cargos que já exerceu e o seu curso. Esta informação deve estar destacada no currículo e deve ser de fácil leitura e compreensão.

Só porque os recrutadores apenas analisam o currículo numa pequena fração de tempo não quer dizer que ninguém o lê. Se tem uma entrevista em breve, é provável que alguém vá examiná-lo um pouco mais de perto, ou seja, com isto pretendemos dizer que deva ignorar ou fazer mal o currículo, mas sim fazê-lo da melhor maneira que conseguir e sem erros ortográficos.

Uma webbapp chamada RezScore sugere que 700 palavras é o comprimento de um currículo ideal . À algum tempo esta empresa contratou especialistas e as pessoas que obterem o emprego tinham o seu currículo com cerca de 700 palavras.

Podem também usar uma aplicação portuguesa da Spark e onde podem mostrar o vosso currículo de uma forma simples e sintética. Para verem façam-no aqui (apenas disponível para Iphone).

O conteúdo a incluir no currículo é também importante. Há seis palavras que não se deve incluir no currículo: impressionante, salário, creche, maquiagem, hambúrguer, e drogas, bem como cinco termos que não devem constar num currículo: lista de reitor, realização, led, honras, e fluente. No fim de elaborar o currículo reveja tudo para encontrar possíveis erros sintácticos e ortográficos.

33% DOS CHEFES DEMORA 90 SEGUNDOS A DECIDIR SE CONTRATA OU NÃO AQUELA PESSOA

As primeiras impressões contam bastante numa entrevista de emprego. Esses momentos iniciais são os mais importantes e têm pouco a ver com o que se diz e mais a ver com os estímulos físicos e visuais. Carlin Flora, escritora de Psychology Today, explica :

A resposta está em parte na forma dos sinais que o cérebro recebe e que ditam se se gosta daquela pessoa ou não. Os psicólogos concordam que julgamentos precipitados são um fenômeno global em que pistas (voz melíflua, relógio Rolex, aperto de mão encharcado, ombros curvados) ao nos atingir de uma só vez formam uma impressão maior do que a soma deles.

Se der uma boa impressão logo à primeira vista é mais provável que a sua entrevista seja seleccionada mesmo que cometa errosdurante o resto da entrevista. Duas coisas vitais são também a confiança e a diferença mesmo que tenha pouco delas as duas se tiver alguma coisa isso só conta a favor de uma boa entrevista de empregoA melhor maneira de obter a confiança antes da entrevista é estar bem preparado e ter um bom sorriso . Isto, muitas das vezes, é o necessário para que uma entrevista de emprego corra da melhor maneira possível.

Mas as primeiras impressões não são tudo. Pode perfeitamente recuperar de uma”falsa partida” ou acidente inicial. Uma das coisas também importantes numa entrevista é a linguagem corporal e esta é bastante simples porque não precisa de muito trabalho inicial. Algumas coisas importantes são: tocar no seu rosto, o contacto visual e evitar a proximidade. O objetivo é, sem dúvida, ser natural. O que deseja é  falar positivamente de si mesmo, em vez de se atrapalhar e acabar por dar uma impressão negativa.

ONDE GANHAR PONTOS A FAVOR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO 

As taxas de emprego não são iguais em todos os países, especialmente quando se trata de trabalhos criativos e técnicos.

Alguns países contratam mais profissionais do que outros e se estiver disposto a emigrar, porque não considerar essa alternativa. Mas mesmo se estiver numa cidade com uma baixa taxa de emprego, não é necessariamente uma má notícia.

Se não consegue encontrar trabalho perto da sua área de residência e não quer emigrar pode também considerar outra alternativa como o tele-trabalho, que é cada vez mais popular, e vai deixá-lo trabalhar para uma empresa, praticamente onde quer que esteja e sem sair de casa já que a maioria destes trabalhos são técnicos e/ou criativos.Além disso, pode também para ganhar portefólio começar a trabalhar de graça no princípio e à medida que vai ganhando experiência começar a cobrar pelos trabalhos que realiza. No entanto, há uma coisa muito importante a observar: nada disto é fácil e exige muito trabalho, o que por vezes é frustrante mas o importante é nunca desistir.

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh