Gap Year, sabes o que é?

Se estás cansado da vida que tens levado ou acabaste o secundário e não sabes bem o que fazer, o gap year pode ser uma boa solução para ti.

O gap year é uma pausa prolongada na vida quotidiana que é utilizada para iniciar outra atividade e usufruir de novas experiências. É uma prática bastante comum em locais como a América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Norte da Europa. Em Portugal não é tão frequente mas atualmente já existe um número considerável de gappers, nome dado a quem faz um gap year. Esta espécie de intervalo é feito normalmente noutro país e pode acontecer ao longo da vida, tanto para adultos como para adolescentes. No caso de estudantes, é uma boa opção para quem terminou um curso superior e não pretende arranjar um emprego fixo em Portugal imediatamente. Para quem está a terminar o ensino secundário e ainda não tem ideia se quer ir para a universidade ou se quer desenvolver uma carreira numa área específica e começar a trabalhar de imediato, o gap year será certamente uma hipótese a considerar.

A maioria das pessoas que embarca numa jornada deste género pretende libertar-se e viver novas aventuras que as realizem a nível pessoal. É muito importante planeares tudo ao pormenor para que na hora da partida não te falte nada. Se estás interessado em fazer algo deste tipo, deves projetar tudo com antecedência tendo em conta os teus gostos, objetivos e claro, disponibilidade financeira.

São várias as atividades pelas quais podes optar nesta aventura. Deixamos-te de seguida algumas ideias para que te possas inspirar.

Escrever um livro

Se a tua onda é a escrita, escrever um livro pode ser uma experiência interessante para ti. O tema deve ir de acordo com os teus gostos. É só dares asas à tua imaginação!

Aprender uma nova língua

Nunca é tarde para alargar conhecimentos no que diz respeito a novas línguas. E todos nós sabemos o jeito que dá saber falar fluentemente uma ou outra língua diferente da nossa. Podes aproveitar para melhorar o teu inglês ou investir numa língua diferente a partir do zero. E não há sítio melhor para aprender a falar do que o próprio país, por isso seria uma oportunidade também para viajares.

Fazer voluntariado

Se o teu lado solidário é o que mais se destaca em ti, fazer voluntariado irá satisfazer-te de certeza. Existem imensos países a precisar de ajuda. Basta escolheres o local que mais te agrada e que vai de encontro com o que pretendes fazer. Nesta área, são várias as formas que tens para ajudar. Podes optar, por exemplo, por ensinar uma língua a crianças em África, ajudar na construção de escolas. Podes ainda optar pela área da saúde e ajudar no âmbito das doenças ou ainda, cuidar de animais em vias de extinção. Há mil e uma formas e locais para os quais te podes candidatar. O que importa é que tenhas vontade!

Concorrer a um estágio ou trabalho

Esta opção enquadra-se mais nos recém-licenciados. Se quiseres ir para o estrangeiro poderás ver como funciona na prática a tua profissão noutros países, o que certamente te levará a experienciar momentos muito interessantes na área que escolheste para prosseguir carreira.

Conhecer novas culturas

Se tens curiosidade em conhecer outros países e culturas, podes usar o teu gap year para o fazer. Assim poderás conhecer uma nova história e povos distintos, visitar monumentos e museus importantes e provar iguarias de uma gastronomia totalmente diferente da que estás habituado.

Caso não tenhas um objetivo específico para fazer um gap year, podes aproveitar para fazer um bocadinho de tudo. Certamente que irá ser uma experiência de outro mundo em que vais ganhar mais independência, responsabilidade e que te irá oferecer novos desafios.

 E que tal? Imaginas-te numa aventura desta dimensão?

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh