O que é um MBA? Descobre aqui

Após concluírem a graduação, muitas pessoas chegam ao mercado de trabalho em busca de vagas satisfatórias em termos de projeção de carreira e salário. No entanto, com uma grande oferta de profissionais, a competição pelos cargos fica cada vez mais acirrada. Nesse cenário, ganha quem tem mais experiência e, principalmente, qualificação.

Em busca desse elemento decisivo na construção de uma carreira sólida e de sucesso, muitos profissionais saem em busca de cursos de pós-graduação tanto na modalidade lato sensu quanto na stricto sensu. No 1º grupo, está o Mestrado em Administração de Negócios (em inglês: Master of Business Administration), que apesar do nome é considerado uma especialização no Brasil.

Lá fora, porém, o MBA tem reconhecimento stricto sensu, um dos fatos que faz com que cada vez mais brasileiros saiam do país para realizar os cursos. Por ser tão disputada, a entrada do aluno em uma escola internacional de MBA precisa ser bastante planejada para acontecer. Conheça, então, algumas dicas para conseguir boas vagas e voltar para o Brasil com um título de destaque:

A escolha

Por se tratar de um importante investimento profissional, é indicado que o candidato escolha um MBA relacionado à área em que já atua ou que, pelo menos, demonstre afinidade com o seu perfil. Ter foco e saber quais conhecimentos deseja aprimorar são elementos fundamentais para uma boa escolha. Um boa maneira de tirar dúvidas é usar as redes sociais a seu favor. Sites como o Passei Direto conectam alunos de todas as universidades do Brasil, que podem trocar informações sobre o curso, a grade curricular e opinar se vale a pena estudar em determinada instituição, afinal nada melhor que a opinião de quem já está estudando.

MBA em Portugal

Os valores atraentes, a facilidade do idioma e a possibilidade de dupla cidadania são alguns dos fatores que atraem estudantes brasileiros para as universidades portuguesas. Um mestrado na área de Comunicação, por exemplo, custa cerca de 1,2 mil euros (R$ 2.750) por ano em Lisboa, valor muito menor do que em diversas universidades brasileiras. O site Expresso Emprego listou os melhores cursos em Portugal e em outras partes do mundo e pode te ajudar a escolher.

Como chegar lá

Entre as etapas para o ingresso em um MBA fora do Brasil estão: escolha da instituição, elaboração de planos de estudo, notas satisfatórias nos exames de proficiência e nas redações e bom desempenho nas entrevistas presenciais.

Ao contrário do que pensam muitos candidatos, ter trabalhado em uma multinacional e ter um histórico acadêmico impecável não são elementos decisivos para o ingresso.

 

1 comentário

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh