Sucesso na escola não corresponde a sucesso na vida

Hoje em dia a escola é uma fase pela qual qualquer criança passa e está institucionalizada de tal forma que se pensa muitas vez que um mau aluno na escola vai ser necessariamente um mau trabalhador ou um mau líder de pessoas. Hoje trago a propósito deste tema um artigo diferente do habitual porque me sentia quase obrigado por tudo o que tenho ouvido e visto na rua. A título de exemplo, temos o caso de Einstein: um aluno medíocre na escola que depois veio a revelar-se o maior cientista de todos os tempos.

Para explicar melhor este assunto tão controverso deixo algumas dicas que o fundador da Microsoft, Bill Gates deu numa conferência numa escola secundária. O empreendedor e fundador da Microsoft falou sobre como “a política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as pessoas a falharem nas suas vidas posteriores à escola.  Vamos lá conhecer os 11 tópicos que Bill Gates nos deu a conhecer:

1-A vida não é fácil e exige muito, muito trabalho!

Não ter os melhores resultados na escola não significa que não se trabalhe e que aquele que não trabalhar é que vai vingar na vida. O que quero dizer é que por não se ter boas notas na escola não quer dizer que, se se trabalhar corretamente e arduamente durante toda a vida não se tire partido disso.

2-Ninguém se preocupa consigo. O mundo está à espera que você faça alguma coisa útil por ele, antes de sentir-se bem consigo mesmo.

3-Não vai começar a ganhar 20.000€ por mês assim que sair da universidade. Não será o vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes de primeiro comprar o seu próprio carro e telefone.

4- Se acha que o seu professor é chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de si!

Pictures of Steve Jobs 2008-2011 - all about Steve Jobs.com

5-Vender um jornal antigo ou trabalhar durante as férias, não baixa a posição social. Os seus avós, têm uma palavra diferente para isso: “oportunidade”.

6-Se fracassar, não vai ser culpa dos pais, não lamente os seus erros, aprenda com eles!

7-Antes de  nascer, os pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim, por pagar as suas contas, lavar a sua roupa e ouvir dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de tentar salvar o planeta para a próxima geração, querendo corrigir os erros da geração dos pais, tente limpar o seu próprio quarto!

8-A sua escola, pode ter eliminado a distinção entre vencedores e vencidos, mas a vida não é assim. Na escola pode repetir de ano e ter quantas chances precisar até acerta. Na vida real não! Se falhar, está despedido. Fazer certo à primeira é o que está certo e é a única opção.

9- A vida não é dividida em períodos! Não terá sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados o ajudem a cumprir certas tarefas.

10-A Televisão não é de todo  a vida real. Na vida real as pessoas têm de deixar o barzinho ou a discoteca para ir trabalhar!

11-Seja simpático com os Geeks (aqueles estudantes que a maior parte julga que são uns totós). Existe uma grande probabilidade de trabalhar para um deles.

Bill Gates partilhou também com todos os estudantes que estavam a assistir a seguinte frase:

Quando andava na universidade tinha um amigo que passou a todas as cadeiras, eu chumbei a uma. Agora ele trabalha como engenheiro na Microsoft e eu sou o dono.

1 comentário

  1. 25/05/2012

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh