7 dicas para usar melhor a Wikipedia

A Wikipédia é hoje em dia a wiki (coleção de artigos) contando já com 718.000 artigos em Língua Portuguesa e 3.907.000 em Língua Inglesa, escritos e editados por colaboradores independentes. Neste momento a Wikipédia é o 6º site mais visitado em todo o mundo e aquele  onde, certamente, são feitas mais cópias do conteúdo aí disponibilizado. Para os estudantes a Wikipédia é uma fonte de muita informação para a realização de trabalhos escolares ou o estudo para exames, sendo por isso uma das maiores e melhores ferramentas de pesquisa na Internet. Será difícil não encontrar o que quer que seja nas suas páginas fazendo desta um recurso de elevado interesse para os estudantes. Descobre as melhores formas de aproveitar a Wikipédia na tua vida escolar.

PONTO DE PARTIDA

Quando surge uma dúvida para um exame ou para um trabalho ou quando não sabe o que significa determinado conceito o primeiro passo é aceder à Wikipédia com os termos que pretende e numa questão de segundos terá a resposta simples e direta e com grande qualidade . Com uma base de dados de vários milhões de artigos, é a forma ideal de  contextualizar e iniciar qualquer pesquisa, sobre qualquer tópico, pessoa, lugar ou acontecimento.


Creative Commons LicensePhoto Credit: david_van_oost

PALAVRA-CHAVES SIMPLES E DIRETAS

A informação relativa a cada tema está recheada de palavras-chave a negrito que, para além de serem endereços para dados mais específicos, serão palavras-chave associadas ao tema que procura e extremamente úteis para continuar a sua pesquisa com maior rigor, no Google, por exemplo. A Wikipédia apresenta assim uma grande vantagem face a serviços como o Google que pesquisam em toda a internet o que leva a que a informação não seja da mesma qualidade daquela que é disponibilizada na Wikipédia.

SUPORTE A VÁRIAS LÍNGUAS

Com artigos em mais de 260 línguas, a Wikipédia pode ser aproveitada como um tradutor instantâneo quando está a ler alguma bibliografia em inglês e quer saber, de forma rápida, como é que isso é traduzido para português ou vice-versa. Em termos de pesquisa, isto reflecte-se no facto de muitas vezes existir informação mais completa numa língua do que outra. Verifique sempre o artigo em inglês, já que por ser a língua mais falada no mundo isto reflete-se em mais pessoas a escreverem, reverem e a editarem e consequentemente num maior número de artigos de maior qualidade.

IM Language
Creative Commons License Photo Credit: Lee

ENDEREÇOS EXTERNOS

As referências bibliográficas são seguidas por outra lista igualmente útil, onde encontra endereços para sites diversos relacionados com o tópico pesquisado. Por norma, estes endereços vão encaminhar para sites que são autoridades respeitadas na matéria em questão e que pode utilizar como fonte segura para qualquer trabalho, artigo ou para estudar para o exame que se aproxima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A maioria dos artigos apresenta, no final da página, uma lista de referências bibliográficas sobre o assunto em questão, completado pelo seu respectivo ISBN que facilita a pesquisa do mesmo em bibliotecas e livrarias. Pode encontrar na Wikipédia exactamente o livro que precisas para fazer determinado trabalho ou para estudar de uma forma mais objetiva para um exame. Depois de pesquisares os livros poderá pesquisar os livros em livrarias como a Wook ou a Fnac Online.

Typewriter B/W....now write the story.
Photo Credit: THOR

FERRAMENTAS DA WIKIPÉDIA

A Wikipédia tem alguns sites paralelos que são igualmente úteis para estudantesWiktionary (dicionário e dicionário de sinónimos), Wikiquote (citações de personalidades, filmes, televisão, provérbios), Wikispecies (directório de espécies vivas), Wikinews (notícias recentes e arquivo), Wikibooks (uma biblioteca de manuais e livros educacionais), Wikiversity (recursos e comunidades educacionais), Wikimedia (base de dados de ficheiros media).

NUNCA, NUNCA COPIAR ARTIGOS!

Apesar de todas as suas ferramentas e funcionalidades, não se recomenda a citação da Wikipédia como fonte ou referência bibliográfica de qualquer trabalho. Isto porque esta é uma enciclopédia cuja edição está aberta a todos e, se por um lado isso pode atrair os maiores especialistas do mundo para escreverem sobre determinada área; por outro, e precisamente por ser um sistema aberto, também se torna vulnerável porque é facilmente corrompido com informação de fraca qualidade, falsa ou errada. Nunca é demais lembrar que a Wikipédia deve ser a rampa de lançamento para o seu processo de pesquisa ou então reservada exclusivamente a consultas rápidas.

Abraço!

2 comentários

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh