Análise do Samsung Galaxy S4

A Samsung Portugal deu-nos a oportunidade de testar o novíssimo Samsung Galaxy S4 e nós aceitamos. Desde o lançamento do primeiro Galaxy S que todos os anos, mais ou menos pela mesma altura, a Samsung lança uma nova versão desta linha. Este ano não é excepção e depois de alguns dias a utilizar o novíssimo Samsung Galaxy S4 chega a hora de partilhar convosco as nossas opiniões sobre este smartphone Android de topo.

O Galaxy S4 surgiu como uma clara evolução do “Rei” seu antecessor, o Galaxy S3, que foi visto como um virar da página na forma de utilização de um smartphone. Ficou mais que provado que o Galaxy S3 foi criado com uma “receita” de sucesso. Foi bastante bem recebido, quer pelas suas capacidades de processamento e hardware, quer pela ligação que consegue criar com o utilizador, compreendendo-o nas mais diversas situações do dia-a-dia.

Apresentação

O grande momento chegou e a Samsung apresentou o seu novo Galaxy S4, um dos smartphones mais esperados do ano.

Num evento de apresentação no mínimo diferente, o CEO da empresa foi curto no discurso e, não demorou muito a mostrar ao mundo pela primeira vez de forma oficial este novo smartphone.
Seguiu-se aquilo que ninguém esperava, com uma encenação ao estilo da Brodway, onde um grupo de actores foi mostrando as principais características do S4, em várias situações do dia a dia onde elas podem vir a ser úteis.

Características técnicas

Processador
Fabricante Qualcomm
Modelo Snapdragon S600 APQ8064T
Núcleos 4 x Qualcomm Krait 300
Velocidade 1,9GHz
Instruções ARMv7
Gráficos Qualcomm Adreno 320
Software
Sistema Operativo Google Android 4.2.2
Interface Samsung TouchWiz
Memória
RAM 2GB
Tipo RAM LPDDR3 SDRAM
Memória Interna 16GB (10GB disponíveis para o utilizador)
Tipo Interna Flash EEPROM
Expansão de memória microSD (até 64GB)
Outros 50GB gratuitos no Dropbox
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS900 (B8), UMTS2100 (B1)
Ligações de dados GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA (5,72Mbps), HSPA+ (42Mbps), LTE (100/50Mbps)
Tipo cartão SIM Micro SIM
Ecrã
Tipo Super AMOLED
Tamanho 5 polegadas
Resolução 1.920 x 1.080 (Full HD)
Densidade 441,6ppp
Revestimento Corning Gorilla Glass 3
Áudio / Multimédia
Saída de som 3,5 mm
Altifalante Sim, nas costas
Compatibilidade áudio MP3/WAV/eAAC+/AC3/FLAC
Compatibilidade vídeo MP4/DivX/XviD/WMV/H.264/H.263
Rádio FM Não
Saída TV Sim, via MHL (1080p)
Ligações
USB microUSB (MHL) 2.0
Bluetooth Sim, 4.0 com A2DP
Rede sem fios WiFi 802.11 a/b/g/n
NFC Sim
Outras WiFi Direct, WiFi Hotspot, DLNA
Fotografia e vídeo
Tipo Sensor CMOS
Resolução 13 megapixels (4.128 x 3.096 pixels) + 2 megapixels na frente (1.920 x 1.080 pixels)
Flash Sim, LED
Focagem automática Sim
Formato gravação de imagem JPG
Formato gravação de vídeo 3GP, 3G2, MPEG4 (1080p a 30fps)
Receptor GPS
Protocolo NMEA 0183
Serviços disponíveis Assisted GPS, QuickGPS, Geotagging
Bateria
Tipo Iões de lítio, removível
Capacidade 2.600mAh
Autonomia em repouso Até 370h
Autonomia em conversação Até 17h
Carregamento sem fios Não
Dimensões
Corpo 69,8 x 136,6 x 7,9 milímetros
Volume 75,3 cc3
Peso 130 gramas

O Samsung Galaxy S4 tem por isso um ecrã de 5 polegadas que facilita muito a vida dos estudantes, seja para ler PDF’s, seja para escrever ou até mesmo jogar.

A câmara de 13MP é também um ponto a favor deste novo equipamento da Samsung. Da próxima vez que fores a um festival de verão já não precisas de levar a tua máquina fotográfica, tens contigo o teu S4. Além disto, este aparelho permite gravar em Full HD.

 

Hardware e Design

S41

A parte frontal do Samsung Galaxy S4

S42

A parte de trás do Galaxy S4

S44

A ligação para o carregador e cabo usb

S45

Botões laterais de volume

S46

A câmara de 13MP, o altifalante e o flash

Software

O Samsung Galaxy S4 vem equipado com o Android 4.2.2 mas com algumas modificações feitas pela Samsung.

O espaço sensorial do Galaxy S4 é composto por um conjunto de 9 diferentes sensores que procuram conhecer, com o máximo detalhe, o ambiente que o rodeia e as acções a tomar dependendo da leitura feita.

O site SamsungTomorrow revelou, com detalhe, a localização e função de cada um dos sensores na respectiva aplicação ou funcionalidade.

Sensores Samsung Galaxy S4

 

A Samsung apresenta ainda algumas novas funcionalidades únicas do S4, tais como:

  • Adapt Display – optimiza as definições de cor, luminosidade, contraste e saturação do ecrã de acordo com o ambiente envolvente e com o conteúdo apresentado, escolhendo o que é mais apropriado. É capaz de escolher entre 7 modos automáticos e 4 modos manuais, de modo a apresentar uma experiência óptima de visualização.
  • Air gesture – permite controlar o dispositivo fazendo gestos com a mão sobre a parte superior do smartphone. Pode ser utilizado em várias tarefas como correr uma página para cima ou para baixo no Browser, alternar entre separadores no Browser, navegar na galeria, entre outros. Adicionalmente permite ainda atender uma chamada passando com a mão duas vezes sobre o sensor (com opção para alta voz, útil para quando está pousado numa secretária), desligar o alarme e visualizar informações rápidas acerca de chamadas ou mensagens perdidas, relógio e capacidade da bateria (colocar a mão 1 segundo sobre o sensor estando o smartphone sobre a mesa). 
  • Pausa inteligente – ao assistir um vídeo (apenas pela aplicação nativa), os olhos estão constantemente a serem monitorizados e assim que deixam de olhar para o ecrã, o vídeo pára a reprodução e retoma assim que os olhos voltar a olhar para o ecrã.
  • Deslocamento inteligente – sempre que estiver a ser utilizado o Browser ou a aplicação email, é possível recorrer a esta funcionalidade. Permite actuar o scroll na página, sem tocar no ecrã, de dois modos diferentes: inclinação da cabeça ou inclinação do dispositivo.
    O modo com recurso à cabeça reconhece uma pequena inclinação, feita para cima ou para baixo, e corre a página de acordo com a inclinação (após calibrar automaticamente a posição central). São necessários apenas cerca de 15 graus de inclinação da cabeça para cada um dos lados.
    O modo com recurso à inclinação do dispositivo permite correr a página com a inclinação do dispositivo, também após calibração automática do ponto central.
  • Vista aérea – permite visualizar informação adicional com a navegação do dedo sobre o ecrã, sem lhe tocar, a uma distância de aproximadamente 1 centímetro. Nunca é desencadeada nenhuma acção, apenas surge informação adicional. Por exemplo, nas mensagens é possível ver a última mensagem de determinado contacto só a passar sobre ele, na Galeria é possível visualizar miniaturas de determinado álbum sem o abrir, no Browser é possível fazer zoom da zona sobrevoada pelo dedo, entre outros.

A Samsung inclui ainda algumas aplicações exclusivas que fazem uso dos sensores com que o S4 está equipado:

  • Álbum de histórias – cria álbuns automáticos baseados em eventos ou dias. Armazena informação geográfica e permite fazer impressão utilizando o serviço Blurb.
  • GroupPlay – permite que vários utilizadores, com Galaxy S4, se liguem uns aos outros e reproduzam a mesma música precisamente no mesmo instante, podendo criar um efeito sonoro interessante nessa zona. Permite ainda visualizar fotos e documentos em grupo com extrema facilidade e jogar em rede.
  • Leitor óptico – pode ser utilizado para ler códigos de barras ou QR, faz OCR (reconhecimento óptico de caracteres) em cartões de visita e entende a informação recolhida de forma a associar rapidamente a um contacto e permite acções rápidas dependendo dos conteúdos conhecidos, para fazer chamadas directas, enviar mensagem ou pesquisar conteúdos.
  • S Health – trata-se de um assistente pessoal de treino bastante bem concebido. Após configurados os detalhes do utilizador, como idade, altura e peso, o S Health passa a ser capaz de sugerir exercícios e controlar toda a actividade desportiva. Permite também gerir as calorias da comida ingerida de forma a compensar com o exercício físico.

S HealthTem um conjunto enorme de funcionalidades. Com a ajuda dos sensores como o barómetro, termómetro, medidor de humidade e GPS, consegue contar os passos e “aprender” de que forma é que o ambiente interfere na intensidade de exercício físico do utilizador. Existem ainda acessórios adicionais para os quais o Galaxy S4 está preparado, como a S Band (que faz toda a monitorização sem a necessidade de transportar o smartphone, sincronizando a informação posteriormente), o Heart rate monitor (monitoriza a pulsação) e o Body scale, uma balança que se liga ao smartphone.

  • S Translator – é um tradutor, ao género do Google Translate, que permite tradução de texto para voz ou voz para texto em 9 línguas: inglês, coreano, chinês, alemão, italiano, espanhol latino-americano, japonês e português brasileiro.
  • Samsung Knox – permite separar a informação profissional da informação pessoal, em duas zonas distintas, aumentando assim a segurança e a produtividade.
  • WatchON – controlo remoto, via infra-vermelhos, para todo o tipo de sistemas de entretenimento caseiros.

 Veredicto

O Samsung Galaxy S4 é um telemóvel ideal para todos os estudantes, já que possui uma boa autonomia ideal para todos os estudantes que durante o dia fazem uso de inúmeras aplicações. Possui também uma câmara de 13MP que vai melhorar muito todas as fotos que com ele são tiradas.

Por isso na nossa opinião o Samsung Galaxy S4 está aprovado para todos os estudantes.

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh