Vencer a batalha contra o cansaço

A vida de um estudante é muito cansativa por vez frustrante. Desde o acordar cedo até ao deitar tarde é uma experiência pela qual todos os estudantes passam ou passaram. Aquela sensação constante de cansaço e falta de energia nem sempre está ligada às poucas horas que dormiu na noite anterior, podendo ter a ver com a sua dieta, a ausência de exercício físico e o cumprimento de uma rotina/horários. E, por incrível que pareça, algumas mudanças bem simples no seu quotidiano poderão ajudar a repor os níveis de energia e a fazê-lo sentir-se mais ativo e melhor. Está sempre exausto/a e parceria que a energia o/a abandonou de vez? Deixamos aqui algumas dicas que o/a podem ajudar a recarregar baterias e a vencer a luta contra o cansaço.

Pequeno-almoço rico em fibras

As fibras ajudam a retardar a absorção dos alimentos no estômago, o que manterá os níveis de açúcar no sangue por um período de tempo mais prolongado e mais duradouro. O açúcar é um bom estimulador do cérebro o que se traduzirá não só numa maior atenção e concentração mas também em melhores resultados.

Pequenas refeições

Comer a cada três ou quatro horas ajudará a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue evitando assim perdas de energia. Pode levar para a escola ou para a universidade uma peça de fruta ou uma sandes, evitando assim que gaste dinheiro que servirá para outras coisas, como dar um novo relógio à namorada ou sair à noite.

Grilled Chicken Sandwiches w/ Mushroom Duxelle, Gruyere, Herbes de Provence Mustard, Caramelized Onions, Restaurant Lulu, San Francisco
Creative Commons License Photo Credit: Yuichi Sakuraba

Lanche da tarde como uma criança

Porque não a meio da tarde fazeres uma pausa no estudo e ir lanchar? Experimente comer uma banana, rica em potássio que contribui para estimular a concentração ou uma sandes de manteiga de amendoim, rica em magnésio. Com este lanche, simples e rápido vai ter uma combinação rica em energia e muito saudável.

Cafeína aos poucos

Em vez de beber apenas uma grande caneca de café pela manhã, experimente dividi-la em mais ou menos oito porções espaçadas ao longo do dia. Com isto vai ver que se manterá acordado/a, alerta, concentrado e motivado durante todo o dia e durante mais tempo. Pode também substituir o café por uma Coca-Cola.

Venti Mocha!
Creative Commons License Photo Credit: Betsy

Água é essencial

Ao manter-se hidratado/a estará a conservar a sua energia e concentração.Por isso, tente beber líquidos de hora a hora e verá o cansaço diminuir. Poderá levar uma garrafa de água para a universidade ou para a escola e quando der a sede bebe.

Natureza perto de si

Diversos estudos internacionais revelaram que ter uma planta/flor na secretária ajuda  aumentar a criatividade, a reduzir o stress do dia-a-dia e a fomentar a sensação de bem-estar. Ofereça uma flor/planta à sua namorada e além  de fazer boa figura ainda a ajuda a melhorar os resultados escolares, combatendo o stress.

a bold and a beautiful deer...
Photo Credit: Vinoth Chandar

Muita música

Ouvir música enquanto estuda ou trabalha ajuda a aumentar a produtividade e fomenta a concentração. Ouça música sempre que estiver a estudar/trabalhar mas não faça disso uma distração e uma quebra de produtividade. Selecione atempadamente a sua playlist e quando estiver a estudar ou a trabalhar é só carregar em começar e as suas músicas preferidas vão começar a tocar sem que você tenha que as andar a selecionar e a ter quebras de raciocínio.

 Uma caminhada ou um passeio

Ao fazer uma caminhada ou um passeio a pé de apenas 10 minutos estará a revigorar o resto do seu dia. Porque não levantar-se 20 minutos mais cedo e ires dar um passeio matinal pela cidade, vai ver que o seu dia correrá muito melhor. Desafiamos todos os leitores a enviar as fotografias do seu passeio matinal ou tardio para geral [at] serestudante.com e publicaremos todas. Boa ideia?

Abraço!

Comentar o artigo

O nosso conteúdo é gratuito!

Disponibilizamos o nosso conteúdo gratuitamente, considere desativar o seu adblocker.

Refresh